PALAVRA DO PRESIDENTE TANNÚS.










From: Presidência FBrN <http://br.mc313.mail.yahoo.com/mc/compose?to=presidencia@fbrn.org.br>Date: 2009/7/21Subject: FBrN - Carta Aberta aos Naturistas do Brasil
Caros amigos naturistas de todo Brasil!
Já devíamos ter escrito esta carta há algum tempo, porém achamos que o momento é oportuno para que o façamos agora.
Assumimos em março a árdua tarefa de conduzir o naturismo brasileiro, através da presidência da FBrN. Pela primeira vez em seus 21 anos de existência, houve um pleito democrático para escolha da direção desta entidade. Sabemos das dificuldades e desafios que nos são apresentados, mas também confiamos na seriedade das pessoas que hoje conduzem os rumos do naturismo no Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, em suas várias agremiações, associações e empreendimentos naturistas, filiados hoje à FBrN.
A Federação Brasileira de Naturismo é a legítima representante do naturismo brasileiro. Fazendo um paralelo e guardando as devidas proporções, a importância de sua existencia é a mesma que a existência da República Federativa do Brasil. Serve igualmente para unir associações e as várias entidades que lutam pela divulgação do modo de vida naturista. Como diz o velho jargão: "unidos somos fortes". Inerente a sua função a FBrN objetiva entre outras ações principais:
Representar todos os naturistas brasileiros,
Defender os interesses dos mesmos,
Divulgar e auxiliar no crescimento do naturismo através de suas federadas,
Emitir normas e procedimentos a serem adotadas em áreas naturistas,
Representar os naturistas brasileiros nos vários forums de debate e conselhos da República e no exterior.
Para tanto, devemos sempre estar legitimados pela atuação das federadas que são a base da estrutura. As ações da FBrN são pautadas pelas federadas que refletem suas origens democraticamente. Não age sozinha, está sempre amparada pelas entidades do naturismo brasileiro, portanto, é expressão máxima de representatividade perante a sociedade brasileira.
A atual gestão esta tentando organizar a FBrN para que sejamos aceitos na sociedade não como uma entidade exótica, mas um movimento vivo, representativo e que precisa ser ouvido e tem reenvidicações. Não podemos nos esconder como uma entidade secreta, mas devemos nos abrir à sociedade já que literalmente não temos nada a esconder. Nosso Diretor Administrativo Financeiro Laércio Júlio da Silva, convidado inicialmente por um periódico, hoje escreve semanalmente para 08(oito) jornais e vários blogs na internet. Isso reflete o crescente interesse que a sociedade tem em nosso estilo de vida e a necessidade de nos abrirmos aos novos desafios sem medo de mostrar para que viemos.
Estamos empenhados em várias tarefas importantes, sendo hoje talvez a maior delas, a aprovação da lei do naturismo, que poderá ajudar o desenvolvimento da nação através do turismo e aceitação de toda a sociedade brasileira. Estamos refletindo sobre a possibilidade de agendarmos "um dia de lutas" pela discussão e aprovação da Lei do Naturismo, momento em que naturistas de toda a nação reunidos fariam uma grande campanha de esclarecimento direcionada ao Congresso Nacional e a sociedade brasileira.
No entanto não resolve termos uma lei aprovada, se nossas entidades, começando pela Federação, não estiver organizada e formalmente constituída. Quaisquer tentativas de angariar recursos hoje poderiam ser enquadradas como ilegais, se toda a documentação não estiver totalmente em dia. A reestruturação financeira hoje dependente exclusivamente da venda do selo e a reestruturação organizacional também precisam ser repensadas. E foi isso que vimos, e discutimos no II Encontro de Dirigentes Naturistas, ocorrido em Brasília no mês passado. Por isso solicitamos a todos os dirigentes que não somente nos envie a documentação pertinente a sua entidade. Mas principalmente que a regularize perante os órgãos oficiais, municipais, estaduais e federais.
Durante o processo de eleição, tivemos discussões a respeito da representatividade das entidades, nas decisões da Federação. Como isto está previsto em estatuto, também por decisão do II EDN, colocamos o estatuto para discussão, deste e de outros itens que forem considerados necessários de modificações. O principal deles no momento é no tocante a sede da FBrN, que de acordo com uma decisão já antiga (mais de 10 anos) a tornou intinerante, acompanhando o domicílio de seu presidente . Fixamos os prazos para discussão, redação e aprovação: - até 8 de agosto – propostas de mudanças e discussão; - de 09 de agosto a 15 de agosto – nova redação do Estatuto; - de 16 de agosto a 20 de setembro – prazo para discussão; - de 20 a 30 de setembro – redação final se houver mudanças. Assim teremos prazo para discuti-lo e aprovar a redação final do mesmo em tempo hábil de ser votado na Assembléia Geral Extraordinária, a se realizar em 03 de outubro de 2009, durante o VII ENCONTRO BRASILEIRO DE NATURISMO, na Praia de Tambaba, Paraíba.
Em função da necessidade primeira de acertar toda documentação e situação financeira, ainda não iniciamos vários projetos nossos. Mas já temos programado para os próximos dois anos vários encontros e eventos por todo o Brasil. A formatação destes eventos está sendo efetuada abertamente. Portanto todos estão chamados a ajudar na programação, divulgação, eventos esportivos, etc.
O primeiro destes eventos será em outubro, em Tambaba, o VII ENCONTRO BRASILEIRO DE NATURISMO. Por isso conclamamos a todos que, mesmo sabendo da crise atual e das dificuldades para deslocamento, que se esforcem para participar ativamente deste encontro. Estaremos publicando a Carta de Tambaba, que será elaborada lá com a presença de todos e poderá marcar um novo rumo para o naturismo nacional, fechando um ano que começou com o sucesso do XXXI CIN, realizando o ano passado.
Temos também programado o III ELAN , na Colina do Sol em Março de 2010, O Encontro do Melhor Idade (nome ainda não oficial), a ser realizado em Caldas Novas – Goiás, em maio ou agosto de 2010, o III Encontro Brasileiro de Dirigentes na Praia de Barra Seca – ES, sem data definida, e o XII CONGRENAT (Praia do Pinho, março de 2011). Outros eventos podem ser programados, bastando pra isso que sejam sugeridos e apresentados para a nossa diretoria.
O naturismo no Brasil pode crescer. E podemos ver que está crescendo. Tivemos a adesão do Clube Naturista Colina do Ventos, no Município de Conde, Paraíba, o retorno do YNA-BRASIL – Jovens Naturistas, que inclusive esta semana realizará um encontro público (dia 25 às 19 horas, em Jaguariúna), e hoje recebemos a notícia do retorno da SONACE – Sociedade Naturista do Ceará, que realizará um encontro nos dias 24, 25 e 26, na Praia do Icaraí, Fortaleza. De norte a sul, o naturismo está presente e atuante.
Estamos abertos a sugestões e críticas, desde que sejam construtivas e que se pautem pelo crescimento do naturismo no Brasil. A participação de todos os Naturistas é fundamental para transformarmos a FBrN em uma entidade sólida e presente na vida nacional.
Um abraço a todos!
José Antônio Ribeiro Tannús
Presidente da FBrN
Site: http://www.fbrn.org.br/
Email: http://br.mc313.mail.yahoo.com/mc/compose?to=presidencia@fbrn.org.br
Fone: +55 62 3093-1148

Na foto, Pedro Ribeiro recebe Presidente Tannús e esposa, em Abricó-RJ.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário