07/03/2010 10:40 Cenário imprevisível põe meteorologistas em alerta

A possibilidade, ainda que remota, de um encontro de dois ciclones na costa sul-brasileira no início desta semana colocou os meteorologistas em estado de alerta neste domingo. Um cenário de imprevisibilidade, aferida por modelos distintos, recomenda atenção máxima e cautela redobrada às autoridades.

O quadro seria de normalidade, reconhece o climatologista Eugênio Hackbart, da MetSul, de São Leopoldo, pelo deslocamento de um ciclone a partir do litoral uruguaio para a costa catarinense. O virtual avanço de um segundo ciclone do litoral do Espírito Santo para o sul do país é que estabelece um horizonte de incertezas.

O possível encontro dos dois sistemas entre o litoral do Paraná e Santa Catarina, acrescenta Hackbart, levou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos a monitorar a situação. O monitoramento, descrito ainda como “informação de teste”, tem como foco a “perturbação tropical na costa do Espírito Santo”.

A proximidade com o sexto aniversário do furacão Catarina, ocorrido em março de 2004, gera obviamente muita inquietação. “Os dados acessados pela MetSul acusam as coordenadas geográficas e a pressão atmosférica seguidas pelas letras TD, em inglês Tropical Depression”, comenta Hackbart.

SIMULAÇÕES DIVERGENTES
Quatro modelos internacionais foram utilizados pela MetSul para comparar com os modelos brasileiros. “Eles se dividem quanto à evolução deste sistema na costa da região sudeste”, resume o climatologista.

“Dois evoluem o ciclone distante da costa, um coloca o sistema próximo do litoral e o americano GFS leva o sistema até a costa gaúcha, a ponto de colocar o ciclone ingressando no continente na altura da Lagoa dos Patos”, complementa Hackbart.

A perspectiva apontada pelo Modelo Brasileiro de Alta Resolução, resultado de convênio entre o Instituto Nacional de Meteorologia e o Deutscher Wetterdienst, “sinaliza a baixa se aprofundando na costa do sul”. Os reflexos para o litoral do RS e de SC no início da semana seriam de “chuva forte, intensa agitação no mar e rajadas”.

AVISO ESPECIAL
O cenário de imprevisibilidade levou o climatologista catarinense Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a abandonar a costumeira discrição em seus boletins para emitir um Aviso Especial. “Os modelos numéricos estão convergindo para um quadro preocupante no sul do Brasil”, informa.

“Vários modelos indicam um centro de baixa pressão com deslocamento anormal do sudeste do Brasil para o litoral de SC. O sistema”, sublinha Coutinho, “poderá gerar chuva intensa, ventos fortes e ressaca entre domingo e terça-feira, com ondas de 2,5 a 3,5 metros nas praias e acima dos 5 metros em alto mar”.

ACESSE O SITE DA METSUL!
ACESSE O SITE DA CLIMATERRA!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário