.-.-.-.
HARMONIA


Na música, harmonia significa o conjunto de sons que constituem o acorde musical. Explico, a nota musical Dó em conjunto com a nota Mi e Sol irá compor o acorde Dó Maior. Essa junção de notas é o mesmo para todos os instrumentos, violão, piano, acordeão, enfim, todos.
Percebemos o som por meio das vibrações de moléculas de ar que criam ondas. A teoria da música é baseada em princípios físicos, a determinação das notas musicais tem uma longa história e uma enorme influência da matemática.

Uma canção é composta de diversos acordes, logo, sons diferentes harmônicos entre si nos sensibilizam a ponto de chorar, dançar, pular ou simplesmente ouvir e sentir a música. A criação de muitos arranjos musicais não é natural, mas a sua percepção é. Aprendemos e desenvolvemos diversos modelos matemáticos para cálculo de freqüência, amplitude etc., e assim expressamos o sentimento por meio da música que, diga-se de passagem, é uma arte milenar, possivelmente mais antiga do que a linguagem.

A definição de naturismo oficializada pela Federação Internacional INF é clara: “Naturismo (Nudismo) é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente".

Interessante, recordo-me que o meu pai me dizia: “Se o tempo estiver chuvoso, quente, frio ou sol tudo ficará bem se eu não lutar contra a natureza, mesmo porque ela é mais forte do que eu”. Isso é harmonia, é integração, é consciência, é paz interior. São todas as notas musicais que compõem o acorde criando o ambiente. Numa música de Paul McCartney ele questionou isso comparando o teclado do seu piano que um era preto e outro branco e viviam em perfeita harmonia.

“Ebony and Ivory live together in perfect harmony, side by side on my piano keyboard, Oh Lord, why dont’t we?”

“Ébano e marfim vivem juntos em perfeita harmonia, lado a lado no teclado do meu piano, Oh Senhor, por que nós não?”

Harmonia com a natureza é aceitarmos tal como somos e em paz com a gente mesmo, ou seja, é um sentimento individual, natural e, sobretudo, de união. É se conscientizar que “todos somos parte da vida única que se manifesta em incontáveis formas em todo o universo, formas que estão todas elas, completamente interconectadas.”(Eckhart Tolle).

No artigo de Paulo Pereira, publicado no jornal olho nu na edição de julho de 2010, ele enfatizou a importância do silêncio e que o naturismo é, na verdade, um culto ao natural numa reverência à mãe-natureza. Em contraste com a simplicidade da sua descrição, aparentemente muitas pessoas tem dificuldades na compreensão do que é natural e harmônico.

Se todos os povos entendessem a definição do naturismo tal como é, não teríamos guerras nem preconceitos, que muitas vezes tem que ser realizada uma operação cirúrgica de natureza psicológica para que fique livre dessa doença que tanto afeta a vida dos indivíduos. (Carlos Bernardo González Pecotche)

Naturismo não é modismo e nem samba de uma nota só, é muito mais do isso. Quando trocamos os valores sociais pelos valores naturais ficamos mais propensos para compreender a natureza humana, transcende o lado corporal e as nossas reflexões são voltadas para não-violência, integração, cooperação e harmonia. A música ensina isso, a nudez também.

O exercício da nudez faz conecção com a natureza de modo mais íntimo e interno, produz uma mudança de consciência que extrapola os conceitos do pensamento. A humanidade precisa nesse momento é de união e sabedoria para aprender a ouvir e sentir o grande conserto da orquestra da natureza.


Evandro Telles
12/07/2010

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário