SANTA & BELA CATARINA...ENCHENTES.


Domingo, 23 de novembro de 2008, 09h03
Chuva: oito morrem em soterramentos em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que, até as 8h20, haviam sido confirmadas oito mortes por soterramento em decorrência das chuvas que atingem Blumenau e o Vale do Itajaí. Nesta manhã, foi emitido um alarme para a região.
Segundo a Defesa Civil, o rio Itajaí-Açu está com mais de 9 m acima do nível normal, o que é considerado enchente. Até ontem, haviam sido registradas duas mortes por soterramento em Blumenau e uma em Brusque. Durante a madrugada, foram registrados mais quatro óbitos em Blumenau e um em Garuva, todos por soterramento.

O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, decretou situação de emergência na tarde de sábado. A Defesa Civil pede a atenção da população para evitar o trânsito em lugares alagados e ficar atenta a qualquer sinal de deslizamento.

O trânsito de veículos deve ser apenas no caso de emergência, já que diversos pontos de rodovias estaduais e federais estão interditados e ainda há risco de deslizamentos.

Colchões, cobertores, travesseiros, cestas básicas e material de limpeza, doados pela Defesa Civil nacional, são providenciados para distribuição na região. O número de desabrigados e desalojados já é de 3.778.

A previsão é de mais chuvas e de possíveis enchentes, principalmente no Vale do Itajaí. Conforme o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, ao perceber a subida das águas é importante que a população deixe suas residências e procure abrigos públicos ou casas de parentes seguras.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário