... MAIOR FRIO DA DÉCADA !!!!!




11/07/2010 00:06
Metsul alerta para frio de -8C nesta semana
Rio Grande do Sul deve experimentar pior onda de frio extremos das últimas décadas
A MetSul Meteorologia alerta para uma onda de frio extremo e potencialmente histórica que afetará a América do Sul nesta semana. Conforme os meteorologistas, há projeções de temperaturas de até -8,5ºC para o território gaúcho. Também existe a possibilidade de chuva forte, vendavais até mesmo tornados.

Confira a nota na íntegra no site da MetsSul clicando aqui.

Todas as regiões geográficas do Rio Grande do Sul devem ter ao longo da semana marcas próximas ou abaixo de zero. A Campanha e a fronteira com o Uruguai podem ter marcas de -3ºC a -5ºC, ocasionalmente menores. Nos Aparados, a expectativa é de marcas entre -4ºC e -6ºC, mas se as últimas projeções computadorizadas estiverem corretas não se pode afastar o registro de mínimas de -6ºC a -8ºC.

Há possibilidade de temperatura negativa na Grande Porto Alegre e mesmo na Capital, mais provável em estações do Sistema Metroclima do que na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, onde nos últimos 40 anos só há anotações de mínimas negativas em 1993.

A MetSul também alerta para geada generalizada no Rio Grande do Sul, até em parte do Litoral. A geada deve ser forte a severa em algumas áreas, podendo haver geada negra no ingresso do ar frio entre segunda e terça-feira.

Deve gear mesmo em bairros centrais de Porto Alegre e pontos dos extremos da cidade e da área metropolitana podem ter geada forte e congelamento. A temperatura despenca até o fim da segunda-feira em quase todo o Estado e deve se manter baixa por, pelo menos, uma semana. Mesmo as tardes devem ser muito frias com máximas ao redor de 10ºC em Porto Alegre em alguns dias e abaixo dos 5ºC na Serra.

Já o Oeste o Noroeste do Rio Grande do Sul podem experimentar frio extremo, havendo a possibilidade de mínima de -5ºC a -7ºC em baixadas do Noroeste gaúcho.

América do Sul

Argentina, Uruguai, Paraguai, parte do Brasil e da Bolívia podem, literalmente, congelar durante os próximos dias. O avanço do ar polar será antecedido por uma frente fria de intensa atividade. Neste domingo já se espera que a atmosfera se instabilize no Rio Grande do Sul com chuva que pode ser forte em algumas localidades e acompanhada de raios.

No entanto, será durante a segunda-feira que as condições atmosféricas tendem a se deteriorar significativamente. Elevados volumes de chuva em curtos períodos podem ser anotados no Rio Grande do Sul, sobretudo do Centro para o Norte do Estado.

Com base nos dados das simulações computadorizadas e pela experiência de eventos passados, a MetSul não afasta o risco de eventos “severos” a “muito severos” localizados durante a passagem da frente fria pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além do risco de chuva forte a torrencial, são esperadas condições favoráveis ao registro de vendavais, granizo e mesmo a possibilidade de tornados não está afastada.

Projeções

Conforme projeção de temperatura no nível de 850 hPa (1.500 metros) até o sábado (17), o ar extremamente gelado avançará pelo interior da América do Sul associado a um centro de alta pressão de trajetória continental, de mais de 1040 hPa, no Centro da Argentina. Ou seja, valores de pressão atmosféricos comuns no Canadá, na Sibéria (Rússia) e na Mongólia.

O frio seria tão extremo que poderia atingir até mesmo o Sul da Amazônia legal e, mais do que isso, assim como ocorreu na onda de frio de 1955 cruzaria a linha do Equador, chegando ao Hemisfério Norte.



Fonte: Correio do Povo

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário