III EDN - BARRA SECA - ES.


Foto oficial do III EDN na Praia Naturista de Barra Seca- Linhares - ES.
.-.-.-.

Um dia, o poeta naturista Miguel, in memorium, descreveu a Praia Naturista de Barra Seca:

"Todo o mundo tem um paraíso particular. O nosso é Barra Seca, uma ilha a sessenta quilômetros de Linhares, no litoral norte do Espírito Santo, cercada de liberdade e encharcada de sol por todos os lados. Quando você vier (e você virá), deixe para trás o barulho, a fumaça, a pressa e o stress do dia-a-dia. E deixe as roupas também, claro, porque aqui não precisamos delas. Estar nu, estar nua em Barra Seca é dessas lembranças que a gente emoldura e pendura na parede, para rever todo dia. As únicas coisas de que não prescindimos aqui são os sorrisos dos amigos, as brincadeiras das crianças, as festas, as conversas, os luaus, o prazer de viver e estar em Barra Seca. Bem-vindo, bem-vinda ao paraíso..."
.-.-.-.
Mais de uma centena de naturistas brasileiros, vindos das diversas regiões brasileiras, participaram do III EDN - Encontro Brasileiro de Dirigentes Naturistas, na Praia Naturista de Barra Seca, Linhares, Estado do Espírito Santo.
Contribuindo com os organizadores, que já se encontravam há dias na Barra Seca trabalhando na preparação do evento, fomos eu e Evandro na sexta-feira pela manhã, dia 23/07, para o aeroporto de Vitória recepcionar os amigos naturistas que chegariam a partir das 8:00 horas, tendo sido o Miguel- Massarandupió, Bahia, o primeiro a chegar. Por volta das 11:00 horas chegaram o Carlos- Nature Turismo, Recife, o Elias- Planat, Brasília, e o José Roberto- CNEM, Minas Gerais. Às 12:00 horas, o presidente da FBrN, José Antonio Tannus- Goiasnat, Goiás, com sua esposa Eliane e seus filhos Alexandre e Thiago. Aguardamos pela chegada do "índio" querido, Professor José Wagner- da Paraíba, mas ele não desceu no vôo informado, e ficamos sem detalhes de sua vinda.
Alguns seguiram para a Barra Seca com o representante da Saturno Operadora de Turismo, agência oficial do evento. Fomos almoçar no Restaurante Deboni's, na Praia do Canto, acompanhados do Elias, Tannus e familiares. Logo após o almoço seguimos todos para a Barra Seca. A emoção já nos dominava por reencontrarmos tantos amigos, mas sabíamos que muito mais nos esperava!
Eu, Gilson, Evandro e associados do Grupo Naturismo Capixaba nos hospedamos na Pousada Lua Nua, de propriedade da Eneide e Marcos, onde a nudez esteve liberada na parte interna e área da piscina. Ao chegarmos, encontramos uma festa muito animada porque muitos outros amigos haviam chegado e, para nossa surpresa, o José Wagner, com seu inseparável violão e adereços indígenas, que ao lado da turma do NIP, Naturistas do Interior de São Paulo, cantarolavam e dançavam alegremente, sendo conduzidos pela entusiasmada Robertinha, irmã da Renata Feire- NIP que estava com o marido. Também presentes o Norberto- de Porto Alegre, o Lauro- da Bahia, o Salomão- de Brasília, Gilvan e Cris- de Vitória, e muitos capixabas que lotaram a pousada. Preocupados, aguardávamos pela chegada dos sulistas, representantes do portal e revista Brasil Naturista, Marcelo, Carina, Glacy e a linda Patrícia, sobrinha da Carina que se juntou à comitiva para passear nas férias escolares.
Nas outras pousadas da região, com ocupação 100% dos naturistas, a Pousada Urussuquara, de Rosângela e Fábio, hospedaram-se o Tannus, Elias, José Roberto, Lauro e muitos outros. Na Pousada Verde, de Carlos Lírio, ficariam Pedro Ribeiro e a turma da ANA - Praia de Abricó, Rio de Janeiro, mas que chegariam somente no sábado pela manhã. No Condomínio Barra Seca, propriedade particular de diversas famílias naturistas, hospedaram também com lotação esgotada, inclusive para campistas que não encontraram reservas de última hora.
Na noite de sexta-feira todos vieram confraternizar na Pousada Lua Nua, que serviu pratos típicos capixabas e deliciosos caldinhos preparados com muito carinho por Eneide. Às 24:00 horas, o presidente Tannus intimou todos a se recolherem porque os trabalhos da FBrN, as AGE e AGO, começariam às 8:30 horas com previsão de término máximo às 11:00 horas porque teríamos a confraternização na praia, com um almoço coletivo preparado pelos anfitriões, a turma da NatES.
Levantei-me às 6:30 horas para ver o espetáculo do dia raiando quando, para minha surpresa, vejo o Weslley, do CNEM, e a esposa Edir chegando de Minas Gerais, numa viagem de 14 horas ininterruptas. Por terem decidido suas vindas na última hora, e não tendo mais reservas, decidiram acampar. Porém, em nosso quarto havia uma beliche que aceitaram se hospedar. Também chegando no sábado pela manhã o Luis Carlos, presidente da AAPP- Santa Catarina. O presidente da ONG Praia do Pinho- Santa Catarina, Valdir Nei, sua esposa, o filho e a mascote da família, uma cadelinha, haviam chegado durante a semana.
Às 8:30, quando começávamos os trabalhos da FBrN, surgem os queridos amigos da Brasil Naturista que se atrasaram devido ao cansaço da longa viagem. Fizemos uma pequena pausa para os muitos beijos e abraços, tendo o presidente Tannus recomeçado a Assembleía convidando para a composição da mesa o presidente da NatES, Márcio Braga, o representante da INF para a América Latina, Elias e o secretário da FBrN, Thiago. Após cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, muitos assuntos relevantes foram discutidos nas AGE e AGO, que somente terminaram às 12:00 horas, quando todos seguiram para a praia. Um jornalista do jornal A Tribuna obteve autorização para registrar as assembléias e o evento na praia.
Explicar com palavras o que aconteceu na praia é quase impossível! Tudo estava muito lindo, primorosamente organizado e decorado, iniciando na recepção com muitos banners, bolas coloridas e faixas de boas-vindas. As mesas decoradas com arranjos de flores, toalhas brancas e vermelhas e muitos pratos deliciosos: filet ao molho madeira, carnes assadas de boi, porco e frango, vinagretes, saladas de diversos tipos, batatinhas fritas, polentinhas fritas, tira-gostos diversos e churrascos servidos à vontade. A cada instante a equipe de trabalho formada por associados da NatES fazia a reposição dos pratos para que nada faltasse aos visitantes. De sobremesa, uma belíssima e farta mesa de frutas.
Após o almoço, a rádio NatES, nas mãos do locutor e DJ, naturista Anderson, passou o microfone para os presidentes Tannus e Márcio fazerem os devidos agradecimentos, o que foi seguido por cada representante das áreas e associações naturistas. Em seguida, o presidente Tannus convocou todos a irem à beira-mar fazer a foto oficial do evento, o que gerou uma extensa fila em direção ao mar, situação jamais registrada na Praia de Barra Seca ou em outro evento naturista nacional. Muitas máquinas fotográficas registraram este maravilhoso e intenso momento.
À noite, a turma foi curtir o forró na Cabana do Izaías, e nem a chuva que caiu foi impecilho para a desanimar a moçada que dançou até a madrugada começar. Quem não quis dançar permaneceu na Pousada Lua Nua, em frente ao local do forró, tomando caldinhos, saborando outros quitudes e conversando animadamente.
O dia de domingo foi novamente com muito sol, livre para passeios e uma caminhada até a Lagoa Azul, localizada a 1 km das istalações da NatES, ao lado da foz - encontro do rio Ipiranga com o mar. Importante ressaltar que a NatES preparou-se para recepcionar com tamanha fartura que no domingo o almoço coletivo foi sem nenhum custo adicional.
Há de se registrar a alegria dos 27 participantes da excursão da Praia de Abricó, que veio capitaneada pelo amigo Pedro Ribeiro, do Jornal Olho Nu e presidente da ANA- Associação dos Amigos de Abricó.
Há de se registrar o carinho e o esforço do "Quinze", morador local, que fez a travessia de barco dos naturistas para a área naturista mesmo com o coração sofrido pela perda de um de seus filhos, a menos de uma semana. A ele e a seus familiares os nossos sentimentos e agradecimentos.
Finalmente, os nossos agradecimentos às pousadas, à Diretoria e aos associados da NatES que se uniram e não mediram esforços para receber os naturistas brasileiros, ficando em todos os participantes a certeza absoluta de que retornamos do evento organizado pela FBrN e NatES com a alegria de termos vivido intensamente dois dias maravilhosos ao lado de pessoas que conhecem o verdadeiro sentido de união, amizade e fraternidade.
SE VOCÊ NÃO VEIO AO III EDN,
SE VOCÊ NÃO CONHECE A PRAIA NATURISTA DE BARRA SECA,
VOCÊ AINDA VIRÁ!
A TURMA DA NATES LHE RECEBERÁ DE BRAÇOS ABERTOS.

ASSIM ESCREVEU O POETA!

Maria Luzia
Associada e Conselheira do Grupo Naturismo Capixaba
Vitória-ES.
.-.-.-.-.
abraço do Blog aos amigos naturistas presentes no evento.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

concordo com o poeta e o paraiso...amo esse lugar e os amigos que la fiz

Postar um comentário