TARTARUGA VERDE... ENCONTRADA NO PINHO...






.-.-.-.
Ambiente | 29/01/2011 | 06h50min

Após um mês em cativeiro, tartaruga Verde é devolvida ao mar em Florianópolis.
.-.-.-.-.-.
A cada dez tartarugas que são encontradas, duas sobrevivem.
===========================================================.

Em cativeiro há um mês, uma tartaruga da espécie verde foi devolvida ao mar na Praia Mole, Leste da Ilha, na sexta-feira. A iniciativa é parte do mutirão ecológico no Centro Desportivo Arágua, uma das embaixadas do Floripa Tem, em Florianópolis.

A ação emocionou boa parte do público, que aplaudiu quando a primeira onda levou o animal em direção para alto-mar. A publicitária Ângela Gonçalves acompanhou tudo com a filha Gabriela, de 9 anos, que soltava gritos de incentivo para o bicho durante a soltura.

— É realmente emocionante. Você consegue ver a vontade que o bichinho tem de viver. Ele mal encostou na areia e começou a se esforçar para encontrar a água — afirmou Ângela.

A tartaruga, que tinha entre 5 a 7 anos, foi encontrada enrolada em uma rede de pesca na Praia dos Ingleses, Norte da Ilha, em Dezembro de 2010. Ela foi tratada pelo Projeto Tamar durante esse período para que tivesse condições de retornar ao seu hábitat natural.

Segundo a entidade, a principal causa da chegada da espécie ao Tamar é pela ingestão de pedaços de plástico. No verão, chega-se a recolher de dois a três animais por semana. De acordo com o biólogo Aurélio Melo, a tartaruga tem 100% de chances de sobreviver na volta ao mar.

— De cada dez que chegam, no máximo duas sobrevivem.

O mutirão ecológico teve outras atividades que contou com a participação de centenas de pessoas. Crianças e adultos participaram de ações de educação ambiental de ONGs e de entidades parceiras como o Arágua, Floripa Amanhã, Grupo de Escoteiros Universo, projeto TAMAR, Nosso Lixo e Comcap.

Logo após a soltura do animal, todos foram convidados para participar do mutirão de coleta de micro lixos na beira da praia. foram retiradas pontas de cigarros, pedaços de plástico, tampinhas e outros materiais foram recolhidos, principalmente por crianças, que se engajaram no trabalho para deixar a Mole mais limpa.


.-.-.-.
SÓ PODE SER ELA.. INFELIZMENTE APARECEU MORTA NA PRAIA DO PINHO, DOMINGO 30-01-2011.
.-.-.-.-.
-.-.-.-.-

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário