A LUA MAIS PERTO...MAIS LINDA...




.
Neste sábado, a luminosidade e o tamanho da lua chamarão a atenção no início da noite. O dia 19 de março está marcado no calendário da Nasa, a agencia espacial norte-americana, como o dia em que o satélite mais se aproxima da Terra desde março de 1993. Para completar o fenômeno, a lua será cheia.

O chamado "perigeu lunar" acontece quando a lua passa pelo ponto da órbita mais próximo ao planeta. Um observador comum pode ter a percepção de uma lua 14% maior e 30% mais brilhante que o apogeu, quando a lua está mais distante da Terra.

Segundo a Nasa, o fenômeno denominado de "superlua" é sutil e só é conhecido hoje porque há tecnologia precisa para medir a distância. Mas orienta: olhar no início da noite, quando a lua está no horizonte, e com objetos como prédios ou árvores na frente dela, podem gerar a ilusão de óptica de que a lua está ainda maior.

No sábado, observadores mais atentos podem olhar o céu ao nível do mar em Santa Catarina a partir das 18h21min, quando a lua nasce. Segundo o Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), não há programação marcada para acompanhar o evento.
DIÁRIO CATARINENSE.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário