LOURA BLUMENAU...

Segunda, 24 de novembro de 2008, 00h18 Atualizada às 00h22
Blumenau decreta estado de calamidade pública



O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM), decretou estado de calamidade pública depois do agravamento da enchente na cidade.


Kleinübing disse que espera a chegada de dois helicópteros para auxiliar no resgate às vítimas a partir da manhã desta segunda-feira, além de mil colchões doados pelo governo estadual.

No total, 244 ruas foram atingidas pelos alagamentos, conforme as informações divulgadas pela Defesa Civil. Novas quedas de barreiras ainda deixaram bairros completamente isolados.

O nível do rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, subiu de 9,53 m no início da manhã para 11,44 no boletim divulgado ás 23 h.

A previsão da Defesa Civil é que o rio passe dos 12 m até às 6 h, nível considerado extremamente crítico pelas autoridades.

Redação Terra

24/11/2008 - 01h03
Chuvas matam 20 pessoas em SC e deixam mais de 18 mil desabrigados; Blumenau decreta estado de calamidade pública

O governo de Santa Catarina continua a contabilizar mortos devido à chuva que atinge o Estado. Segundo a Defesa Civil, foram 20 pessoas mortas no fim de semana, sendo oito em Blumenau, quatro em Luiz Alves, três em Jaraguá, e cinco nas cidades de Pomerode, Brusque, Gaspar, Garuva e Bom Jardim da Serra. Todas foram vítimas de soterramento, exceto uma, que morreu afogada. O órgão registra ainda 18.770 desalojados e desabrigados, sendo 7.357 desalojados - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares - e 10.770 desabrigados - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos.

A explosão de um gasoduto gerou uma cratera na BR-470 e a via está interditada entre os quilômetros 33 e 41


Joinville é um dos locais mais afetados do Estado

Governador de SC pede apoio a outros Estados para atender vítimas
Blumenau
Com novas quedas de barreira, na noite de domingo, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, decretou estado de calamidade pública no município

Na tarde de ontem (23), Kleinübing se reuniu com o governador Luiz Henrique da Silveira e acertou para hoje (24) o reforço de mais dois helicópteros para ajudar no atendimento. Até a noite de domingo cerca de 800 pessoas estavam em abrigos e outras 4.200 buscaram refúgio na casa de amigos, parentes ou vizinhos em Blumenau.

Diversos municípios atingidos

Mais de 30 municípios foram afetados pelas chuvas e três estão isolados (Rio dos Cedros, Pomerode e Benedito Novo). Joinville, uma das cidades mais atingidas, conta 2.350 pessoas desalojadas e desabrigadas. Em Balneário Camboriú, parte do Hospital Santa Inês foi atingido pelo desmoronamento de um barranco e os pacientes tiveram que ser removidos para outros setores. Em Brusque, houve deslizamentos e alagamentos e 100 casas tiveram que ser interditadas. O rio Itajaí-Açu está transbordando após subir mais de 7 metros. Na capital Florianópolis, existem 120 desabrigados, principalmente no sul da ilha.

O governador Luiz Henrique da Silveira decretou situação de emergência na tarde de sábado. Na manhã de domingo, a Defesa Civil emitiu alarme também para Blumenau e todo o Vale do Itajaí.

O gerente de Operações da Defesa Civil, major Emerson Neri, lembra que a situação deve piorar nos próximos dias porque as chuvas vão continuar. "Está chovendo ininterruptamente há quase dois meses e infelizmente a expectativa da meteorologia é de que o clima não mude nos próximos dias. Praticamente todos os municípios do litoral, de norte a sul, foram afetados. E ainda não temos informações consolidadas de todas as cidades", comentou.

Diversos trechos de rodovias estaduais e federais estão interditados por causa de deslizamentos e queda de barreiras. Na SC-410, uma barreira caiu e interditou os dois sentidos. A via também está bloqueada na altura do km 235 da BR-101, no sentido Norte-Sul, próximo ao Morro dos Cavalos. Na BR-280, há interdições nos quilômetros 69 e 73, em Jaraguá.

A via continua fechada no km 33 da BR-470 devido à explosão de um gasoduto, que gerou uma cratera no local. Ainda há risco de outros deslizamentos por isso a Defesa Civil orienta a população a usar seus veículos apenas em casos de emergência.

Cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene estão sendo tregues às famílias atingidas pela chuva. O governo de Santa Catarina fez contato hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar o pedido de auxílio à região de Blumenau, principalmente com helicópteros nas áreas isoladas da cidade. Ao presidente, o governador disse que o maior problema na região é a chuva constante.

Também foram procurados os governadores do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e do Paraná, Roberto Requião (PMDB), para pedir apoio na atuação junto à Defesa Civil. O Estado do Paraná autorizou na tarde de ontem o envio de 140 bombeiros militares, 16 viaturas, 15 barcos, dois helicópteros e um avião para auxiliar às vítimas de Santa Catarina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário